domingo, 3 de julho de 2016

Cicloturismo ou ciclopasseio

Andar e usar uma bicicleta condiciona a sua esolha. Tento ser objectivo e ter bem claro nos conceitos que vão orientar as minhas opções. A experiencia, a pesquisa na internet, a leitura de livros, o convivio com outros ciclistas e os gostos pessoais, formatam as orientações pessoais.

Ultimanente tenho lido alguns livros franceses publicados nos anos 70. No titulo a palavra chave é cyclotourisme. Descobri que o pai do cicloturismo foi Paul de Vivie mais conhecido por Vélocio.

Confrontado com estas informações comecei por intorrogar-me que tipo de ciclismo é que eu pratico? Considero que não faço cicloturismo, pois percorro distancias menores que 100 km e a minha media anda em torno dos 15 km/h. As minhas bicicletas são todas com quadros e aço e modelos de estrada com mais de 20 anos.

Quando saio de bicicleta para dar uma volta sigo alguns dos conselhos de Velocio:
1 - Paragens rapidas e curtas, para não arrefecer;
2- Refeições ligeiras e frequentes: comer antes de ter fome e beber antes de ter sede;
3- Nunca atinguir os limites. A fadiga provoca falta de apetite e insónia;
4- Agasalhar-se antes de ter frio e destapar-se antes de ter calor, não ter receio de expor a epiderme ao sol, ao ar e a agua.
5- Suprimir da alimentação, pelo menos durante a viagem, o vinho, a carne e o tabaco.
6- Nunca forçar, manter-se dentro dos seus limites, principalmente durante as primeiras horas. Resistir a tentação provocada pelo excesso de energia;
7- Nunca pedalar por amor proprio.

Nas minhas saidas geralmente aos domingos de manhã, passam por mim as bicicletas de estrada e carbono a e as bicicletas btt e/ou trekking bike. Fazem muitos mais quilometros, em menos tempo e com poucas paragens (julgo eu). O cicloturismo usa bicicletas recentes, percorre grandes distancias a uma media horaria de 20 km/h em estrada ou trilhos fora de estrada.

Conclusão, será que eu pratico ciclopasseio?



Sem comentários:

Enviar um comentário